cnsn
Contacto
Pesquisa

INSTITUIÇÃO
ACT. RELIGIOSA
ACT. SOCIAL
ACT. CULTURAL
FLORESTAL
SAÚDE
PATRIMÓNIO
LIGAÇÕES
NOVIDADES


instituto dos arquivos nacionais instituto dos arquivos nacionais
igreja católica de portugal igreja católica de portugal
patriarcado de lisboa patriarcado de lisboa
site do Hospital site do Hospital
Home > PATRIMÓNIO > Imóvel > Teatro Chaby Pinheiro

Teatro Chaby Pinheiro

 

 

 

O projeto do então Teatro da Casa da Nazaré, da autoria de Ernesto Korrodi, foi aprovado a 28 de fevereiro de 1908. Com uma fachada harmoniosa, mas discreta no conjunto arquitetónico da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré, é no seu interior que se encontra o encanto particular deste espaço. Destaca-se toda a construção em madeira da plateia e galerias e a obra de pintura de Francisco Aires autor das belíssimas pinturas do teto e da tela de boca de cena.

 

O Teatro Chaby Pinheiro foi inaugurado com grande pompa e circunstância a 5 de fevereiro de 1926. Esteve presente para o ato, o ator Chaby Pinheiro, facto que agradou imenso aos nazarenos, e sendo as duas peças levadas a cena - ´Leão da Estrela´ e ´Conde Barão´ - da responsabilidade da Companhia com o mesmo nome.

Desde então, inúmeros atores célebres já passaram por este teatro sendo a presente programação diversificada passando por concertos, ciclos de exposições, conferências, colóquios e outros eventos.

O teatro sofreu a sua primeira grande recuperação em 1976, a cargo da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré e com o apoio da então Secretaria de Estado da Cultura (SEC). Mais tarde, em 1992, a SEC. concedeu o seu primeiro subsídio, e em 1993 iniciaram-se as obras de restauro e modernização dos equipamentos do teatro, permitindo que esta obra notável do início do século, continue de pé e contribuindo cada vez mais para o desenvolvimento cultural da Nazaré.

         

 

 





« voltar  |  imprimir  |  topo
  ©2005-2007 CNSN - Todos os direitos reservadosTecnologia ínCentea