cnsn
Contacto
Pesquisa

INSTITUIÇÃO
ACT. RELIGIOSA
ACT. SOCIAL
ACT. CULTURAL
FLORESTAL
SAÚDE
PATRIMÓNIO
LIGAÇÕES
NOVIDADES


instituto dos arquivos nacionais instituto dos arquivos nacionais
igreja católica de portugal igreja católica de portugal
patriarcado de lisboa patriarcado de lisboa
site do Hospital site do Hospital
Home > PATRIMÓNIO > Imóvel > Palácio Real

Palácio Real

O Palácio foi mandado construir em 1718, pelo administrador da Real Casa de Nossa Senhora da Nazaré D. Nuno Álvares Pereira de Mello, Duque de Cadaval, tinha como principal intuito  acomodar a Família Real. Encontramos registos históricos das visitas régias de D. João VI acompanhado pelo Príncipe D. Pedro, de D. Miguel e da Rainha D. Maria I. Com o decorrer do tempo a estadia no Palácio foi possibilitada ao Governador Civil do Distrito de Leiria, quando este se deslocava à Nazaré. Também aos círios, peregrinações  coletivas ao Santuário, foi possibilitada a permanência, no mês de setembro, durante o período das festas à Senhora da Nazaré.

O piso térreo estava destinado ao comércio com o espaço subdividido em pequenas lojas com frente para o largo de Nossa Senhora da Nazaré e para o atual Largo do Hospital. O alçado principal ostenta uma ampla varanda balaustrada, defronte do Largo de Nossa Senhora da Nazaré, que funciona como entrada principal do edifício e que até 1830 dava acesso, através de um passadiço, à praça de touros que era montada junto ao alçado Sul.

O património do Paço Real  incluía mobiliário de grande qualidade, faiança dos grandes centros produtores nacionais e ricos revestimentos têxteis que conferiam ao espaço interior uma aura de sumptuosidade.

 





« voltar  |  imprimir  |  topo
  ©2005-2007 CNSN - Todos os direitos reservadosTecnologia ínCentea